Analytics na área de compras: conheça estratégias para o sucesso

Qualquer empresa precisa fazer um trabalho considerável para melhorar a visibilidade de seus gastos, fornecedores, conformidade, riscos, e diversos outros elementos que ajudam a manter o negócio.  Seja investindo na padronização e automação de processos, adotando soluções inovadoras ou fornecendo a visibilidade e inteligência necessária para melhorar a empresa como um todo e para ajudar, principalmente, no relacionamento com seus fornecedores.

Para isso, algumas estratégias podem ser seguidas para que as equipes de compras possam oferecer um valor maior aos negócios com seus dados:

  • Vincular a análise de gastos ao eSourcing
    A visibilidade e inteligência existentes na análise de gastos podem oferecer informações importantes para a tomada de decisões e proporcionar uma maior redução nos custos e agilidade no relacionamento com os fornecedores.
  • Vincular o gerenciamento de contratos ao desempenho do fornecedor
    Combinar a inteligência voltada para o gerenciamento de contratos ao desempenho do fornecedor é uma maneira de verificar a conformidade do fornecedor e se eles entregam o que foi acordado durante a negociação.
  • Automatizar e digitalizar processos
    O melhor caminho para um gerenciamento bem-sucedido dos dados é usar as ferramentas corretas para executar o trabalho. Soluções de automação de processos ajudam a melhorar a velocidade da execução, possibilitam uma maior transparência e acessibilidade, além de auxiliar os usuários a terem uma maior visibilidade desses dados.
  • Big Data como facilitador para a colaboração
    Aumentar a visibilidade oferece oportunidades de aprimoramento, mas isso também inclui compartilhar inteligência e trabalhar para gerenciar proativamente os riscos e melhorar o desempenho do fornecedor.
  • Trabalhar com um cientista de dados para o setor de compras
    Profissionais do setor, normalmente, se apoiam em abordagens tradicionais para gerenciar os custos com as aquisições, mas é por intermédio de uma nova geração de soluções de análises de gastos que eles podem encontrar oportunidades para realizar um trabalho melhorado. Um cientista de dados de compras pode trabalhar esses novos recursos de forma a agregar conhecimento para o setor.
  • Usar dados mais refinados
    A inteligência artificial, incluindo computação cognitiva e recursos de análise preditiva, pode funcionar como um multiplicador de recursos para as empresas que contam com recursos limitados no setor de compras e precisam otimizar processos do setor. Implementar tecnologias inovadoras pode melhorar os recursos analíticos disponíveis, os alertas e a geração de relatórios mais detalhados sobre os negócios.

Entretanto, as equipes que desejam padronizar, digitalizar e automatizar processos de compras para conseguirem melhorar as métricas de desempenho e reduzir custos devem entender as reais necessidades dos negócios antes de partirem para a implementação de tecnologias mais robustas, como inteligência artificial e análise preditiva. Por exemplo, precisam de ferramentas que capturem e tratem os dados para que possam ser utilizados em análises mais aprofundadas.

Estratégias de compras que ignorem o uso de dados e os insights orientados por dados tendem a naufragar, ou não entregarem o resultado desejado. O setor de compras precisa evoluir, deixar de ser uma função de retaguarda e entregar mais valor para os negócios da empresa.

As equipes de compras devem aproveitar a força dos dados para se beneficiarem ao máximo da inteligência que eles fornecem. A COSTDRIVERS fornece dados para todas as necessidades da empresa. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar.

Secured By miniOrange