Compras 4.0: saiba mais sobre como as novas tecnologias vão impactar o departamento de compras

A quarta revolução industrial se caracteriza por tecnologias e máquinas que se comunicam umas com as outras, e isso também vai impactar o setor de compras.  Essa revolução não está necessariamente ligada ao nascimento de uma nova plataforma tecnológica, mas, sim a uma mudança no modelo organizacional causado por essa tecnologia. Enquanto essas tecnologias já estão disponíveis, a reestruturação nas empresas ainda engatinha.

Plataformas que combinam inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT e cloud computing) entre outras, são vistas como indispensáveis para os processos de Compras 4.0. Essa transformação deixa de ser operacional e assume um papel estratégico e impulsionado por tecnologias disruptivas. Apesar disso, produtividade, operação e redução de custos, entre outros benefícios, só podem ser alcançados quando as equipes de compras estiverem capacitadas para seu uso.

Aplicações da Indústria 4.0 em compras

O papel do comprador estratégico ganha importância no Compras 4.0 com o uso de soluções de IA, que tornam o processo de compras mais eficiente. No entanto, as empresas precisam de uma configuração para análise de custos e contratos antes de usar IA. Essa alteração inclui a implementação de e-sourcing e novas configurações de compras a pagar.  A digitalização chegou ao Compras.

Por outro lado, o blockchain ainda é um território quase inexplorado pelas empresas. A tecnologia protege transações contra fraudes e permite a verificação de dados por fornecedores e clientes. Da mesma forma, ataques e ações fraudulentas não surtem efeitos, já que as informações são protegidas sobre forte criptografia.

Outra aplicação é a geração de demanda automatizada, que funciona com um sensor conectado à IoT que pode reconhecer quanto um produto está terminando ou tem seu estoque baixo e, automaticamente, consiga de forma autônoma emitir uma ordem de compra.

Excelência operacional

Com processos automatizados, os profissionais do setor precisam buscar mais capacitação para saber utilizar as ferramentas de forma mais eficiente e gerar mais receita para a empresa. Atualmente, é possível automatizar boa parte dos processos da área, com impacto direto na eficiência, compliance e no melhor controle e redução de custos por transação, além de melhorar o relacionamento com os fornecedores.

Estudo publicado no Journal of Business Research mostra que a satisfação dos fornecedores está conectada a excelência operacional. E a satisfação do fornecedor é uma das razões para o sucesso do setor de compras.

Com a automação e computação cognitiva, o relacionamento entre comprador e fornecedor se torna mais colaborativa, ágil, eficaz e flexível, com as demandas atendidas dentro de prazos, com qualidade e menor custo.

Compras 4.0

Os maiores impactos ocorrerão na integração de processos e em como isso afetará esses mesmos processos e a capacitação das pessoas. Integrações exigem um novo tipo de relacionamento com fornecedores e clientes e a IoT pode ter uma grande participação nisso.

Assim como as políticas de gestão de materiais podem ser revistas para que as regras de negócios continuem válidas e possam integrar os sistemas de informações. Isso fará com que o Compras 4.0 seja mais focado no consumidor individual de informações, que pode ser interno ou externo, e em desempenhar um papel mais estratégico na cadeia de suprimentos.

Somos especialistas em transformar dados em insights e para criar um fluxo de informações entre os departamentos de compras, controle e marketing. Precisa fazer um benchmarking competitivo e obter vantagens na hora de negociar? Fale conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Copyright 2023 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange