Conheça 5 tecnologias disruptivas no horizonte da área de compras

O dia a dia das pessoas já foi sensivelmente transformado por tecnologias disruptivas Isso também acontece nas empresas e com o setor de compras que é profundamente impactado.

Novas tecnologias, no futuro próximo, permitirão às empresas capturar instantaneamente preços, realizarem análises mais inteligentes para prever preços futuros, evitar riscos de fornecimento e atender a todas as necessidades internas rapidamente.

Com isso, falar em compras digitais é um assunto cada vez mais presente nas empresas, com a transformação da cadeia de suprimentos se tornando um dos destaques. Como resultado, as empresas precisam se preparar para a disrupção em todos os aspectos de compras. Isso pode significar uma melhoria no relacionamento com fornecedores e o gerenciamento mais eficaz da cadeia de suprimentos, com fornecimento estratégico e melhor controle dos gastos.

 

Por que o setor precisa se transformar?

Simples: para continuar relevante e agregar valor aos negócios da empresa.  Assim, o eProcurement beneficia as empresas de várias formas:

  • Maior transparência nos gastos
  • eSourcing
  • Melhor gestão de contratos
  • Melhor gerenciamento de relacionamento com fornecedores
  • Melhor controle de gastos, análises e relatórios

Como todas as empresas buscam obter vantagens competitivas, a digitalização pode ajudar a obter essa vantagem sobre os concorrentes. O uso da tecnologia também pode contribuir para que a empresa a obtenha insights que, de outra forma, seriam difíceis de serem gerados e isso permite que as cadeias de suprimentos tragam mais valor aos negócios.

A digitalização oferece oportunidades para que a equipe de compras se concentre em tarefas mais importantes enquanto acelera processos e impacta positivamente os resultados.

Novas tecnologias

Tecnologias disruptivas é um termo que está na moda há alguns anos e resultou na transformação de diversas indústrias e na criação de novas ideias e processos. No setor de compras isso não é diferente:

  • Automação de Processos Robóticos (RPA)
    A RPA no setor de compras é incipiente, mas também é a melhor forma de lidar com processos repetitivos, demorados e de menor valor. A adoção da RPA precisa ir além de tornar processos mais rápidos, mas também oferecer suporte ao setor de compras para agilizar a solicitação e aprovação de compras.
  • Nuvem e Internet das Coisas (IoT)
    O Big Data tornou possível coletar, armazenar a analisar um conjunto gigantesco de dados e a nuvem é parte essencial para isso ser bem-sucedido. Para o setor de compras, a nuvem tornou possível obter integrações suaves a diversos recursos e trouxe melhorias aos processos internos por intermédio do uso de inteligência artificial e automação de processos, ao mesmo tempo em que a IoT conecta dispositivos ao fluxo de dados e aprimora o uso desses recursos.
  • Big Data
    A interconectividade em toda a cadeia de suprimentos gera um número gigantesco de informações prontas para análise. O Big Data é, então, uma das tecnologias mais desruptivas que chegaram ao setor de compras, recontextualizando os processos e dando suporte à coleta e análise de dados de fontes internas e externas, permitindo análises transparentes e precisas para melhorar negociações e tomadas de decisões.
  • Blockchain
    As empresas ainda estão percebendo o potencial dessa tecnologia. O Blockchain apresenta novos níveis de velocidade e segurança a processos que vão de compras aos pagamentos, gerenciamento de contratos, auditorias, inventários, etc. Mas ainda não está tão presente nas empresas como outras tecnologias inovadoras.
  • Segurança da informação
    À medida que o mundo digital se torna mais presente no cotidiano das empresas, a segurança da informação precisa ser priorizada e deve fazer parte da estratégia de transformação digital. À medida que o setor de compras confia cada vez mais na tecnologia para otimizar processos e obter insights, a necessidade de proteger esses sistemas é essencial para o bom andamento dos negócios.

Em um mundo em que o gerenciamento de dados, a integração e automação se tornam “o novo normal”, as equipes de compras precisam aproveitar da colaboração e comunicação aprimoradas que essa conectividade oferece. Conectar fornecedores e clientes a esse sistema reduz atritos e aumenta a transparência e confiança de todos.

Além disso, o gerenciamento do relacionamento também melhora, pois os dados de desempenho oferecem informações que ajuda o setor a identificar áreas que precisam ser aprimoradas. Fale com os especialistas da COSTDRIVERS para ter acesso a dados importantes para o setor de compras e para os negócios da empresa.

Copyright 2023 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange