“Crise é oportunidade para uma mudança de mindset”

O profissional de compras deve limitar o impacto negativo da crise econômica.É justamente nesse período que, ao invés de aumentar a pressão nos fornecedores e reduzir a tomada de riscos a quase zero, ele precisa criar um ambiente colaborativo com os fornecedores de forma a ter as bases adequadas para a retomada quando da saída do ambiente de crise, diz Marcelo Velloso, consultor com mais de 15 anos de experiência na área de Supply Chain e fundador do site Supply em Dia, voltado à Geração de Valor em Supply Chain, Motivação e Liderança.

“Em geral, as primeiras respostas para a crise são a reestruturação e o corte de custos, mas a crise econômica é uma excelente oportunidade para uma mudança de mindset”, enfatiza Velloso na entrevista que o blog CostDrivers publica a seguir.

CostDrivers – Quais as novas demandas que a crise econômica criou para quem trabalha na área de compras?

Marcelo Velloso – Faz-se necessário, nesses tempos de crise, a compreensão de que os fundamentos do seu negócio e as estratégias corporativas estabelecidas anteriormente podem não ser mais adequadas, requerendo mudanças em suas bases. A forma como o profissional de compras responde às mudanças determinará a diferença entre a retomada do crescimento e prosperidade ou estagnação e regressão. É imperativo, nesse período, o foco na criação de ferramentas, infraestrutura adequada e novas políticas para nutrir e apoiar um ambiente de inovação contínua, assim como o investimento em áreas específicas que aumentem a produtividade e a promoção do crescimento sustentável a longo prazo, de forma a criar uma nova geração de padrões globais no campo econômico, social e ambiental.

CostDrivers – O que mudou nessa área?

Marcelo Velloso – Durante anos, os CPO´s e Gerentes de Compras focaram na redução de custos de materiais e serviços adquiridos, garantindo a entrega antecipada de bens e serviços. Hoje, esses profissionais enfrentam uma paisagem cada vez mais complexa, dominada por questões legais, preocupações sobre sustentabilidade, e considerações regulatórias e éticas que poderiam impactar não só os lucros da empresa, mas também sua marca e imagem pública.

Nos próximos anos, os responsáveis ​​pelos contratos terão de assumir funções mais amplas dentro de sua organização. Eles serão, também, guardiões da marca corporativa, defensores de práticas empresariais sustentáveis ​​e inovadores que ajudam a desenvolver novos produtos e serviços. As empresas que adotarem essa perspectiva mais ampla para as suas equipes de compras vão estar em melhores posições para enfrentar os desafios do futuro.

CostDrivers – O que esse novo profissional de compras precisa para responder com agilidade às novas demandas da área de suprimentos?

Marcelo Velloso – O profissional de compras deve conhecer profundamente o mercado em que atua e acompanhar as suas mudanças. Em um ambiente de extrema complexidade e velocidade de mudanças é imperativo que tenha acesso à informações confiáveis e disponíveis rapidamente, pois elas o ajudarão no melhor entendimento das condições relativas ao seu negócio, categorias, bens e/ou serviços. É necessário conhecer as ferramentas de Business Intelligence disponíveis no mercado de forma a se manter atualizado com análises e informações mais pertinentes à sua área de atuação. Ele deve buscar cursos de atualização e conhecer o que o mercado está utilizando de mais moderno. Desta forma, ampliará as chances de sucesso através de uma atuação mais estratégica dentro da organização em que atua.

 

Marcelo Velloso

Fundador do SUPPLY EM DIA.

Site voltado à Geração de Valor em Supply chain, Motivação e Liderança.

Profissional com 15+ anos de experiência em Supply Chain passando por pequenas, médias e grandes empresas.

 

Secured By miniOrange