Data science: entenda como será o futuro do planejamento de negócios da sua empresa

O futuro dos negócios deve depender do data science, ou ciências dos dados. A tecnologia deve redefinir como o planejamento dos negócios é feito e como contribuir para que os líderes repensem suas estratégias.

Com o nascimento de tecnologias disruptivas, algumas funções (novas e outras não tão recentes) ganham espaço dentro das empresas. Relatório da Accenture já mostra essa necessidade por talentos diferenciados. Enquanto as funções financeiras tradicionais evoluem, novos profissionais também são necessários:

  • Cientistas de dados
  • Estatísticos
  • Especialistas em segurança de dados
  • Especialistas em entrega de TI
  • Cientistas comportamentais
  • Especialistas em sistemas
  • Roboticistas

Entretanto, se o uso dessas tecnologias já transforma a vida dos consumidores, proporcionando experiências mais personalizadas, para as empresas, ainda há muito o que se descobrir e como podem ser beneficiadas.

Quando a análise de dados é necessária
Se no passado, já um pouco distante, as análises eram baseadas em dados manipulados manualmente, a inteligência artificial e o blockchain oferecem análises em tempo real, fazem previsões e ajudam a simplificar processos. Apesar disso, apenas ter a tecnologia à disposição não é garantia de análises ou previsões certeiras e é nessa hora que ter os talentos certos trabalhando lado a lado com a tecnologia faz toda a diferença.

Como um fluxo de informações crescente, as empresas se apoiam no Big Data para mover a inteligência de negócios. O foco é usar essa tecnologia para conhecer melhor os clientes, suas preferências e comportamentos, agregando informações vindas das mídias sociais, navegação na internet e análise de texto para criar modelos preditivos.

Isso é possível porque a inteligência artificial faz uso de metodologias de direcionamento comportamental. Isso não apenas melhora o atendimento ao cliente, mas permite que as empresas ofereçam produtos e serviços que atendam às necessidades desses clientes. Em um ambiente altamente competitivo, entender o que o cliente deseja e precisa é imprescindível para a empresa se manter relevante.

A busca por talentos
Para que a estratégia se concretize de forma eficiente, é preciso equilibrar a área financeira com funcionários que tragam habilidades novas e emergentes e outros com um perfil mais tradicional. Não se pode pensar no futuro do planejamento financeiro como um mundo de análises em que cientistas da dados pensem em como programar bots para que façam previsões certeiras, há, também, espaço para relatórios, contas a pagar e receber, impostos e relacionamento com clientes, investidores e fornecedores.

Claro, muitos desses processos devem ser automatizados para que atinjam seu potencial máximo, e os dados serão responsáveis pela otimização de tarefas repetitivas, mas que fornecem informações importantes para o negócio.

É preciso que os profissionais da área financeira, assim como de diversos outros setores, não vejam a automação como o fim de seus empregos, mas como um auxiliar. Da mesma forma, os gestores devem estar preparados para comunicar claramente aos integrantes de suas equipes que a automação não vai eliminar empregos, mas que serve para tornar o trabalho mais interessante, além de ajudá-los a se desenvolver e preparar para novos desafios.

É fundamental o investimento ciência de dados como uma nova tecnologia para o planejamento dos negócios. A plataforma da COSTDRIVERS oferece milhares de indicadores que contribuem para que você melhore a sua estratégia.

Secured By miniOrange