Entenda a importância da tecnologia para reduzir fraudes na área de compras

As cadeias de suprimentos já ultrapassaram as barreiras físicas e se espalham para além dos oceanos e continentes com um número cada vez maior de parceiros e fornecedores envolvidos. Com isso, o risco de fraude no setor de compras também tende a aumentar, até mesmo pelo simples fato de que fica mais difícil controlar a procedência de produtos à medida que novos fornecedores são incorporados aos processos de compra.

Obviamente, uma das formas de lidar com o aumento do risco de fraudes é manter um controle maior e mais organizado na hora de capturar informações sobre os parceiros em todas as etapas da cadeia de suprimentos. Mas isso se torna um desafio gigantesco, pois também requer um entendimento das regras de compras de todos os países envolvidos nessa cadeia.  Resumindo: o que é legal em um país, pode não ser em outro.

O resultado dessas várias normas que se sobrepõem e da falta de um controle mais apurado é o aumento do número e empresas que se tornam vítimas de fraudes por compras a cada ano, de acordo com relatório da PwC.

 

Identificar e eliminar fraudes

Um dos problemas para identificar fraudes é como as empresas pensam sobre o assunto.  Nem toda fraude é criminal e obrigatoriamente exige procedimentos legais. Entretanto, elas podem causar impactos negativos nos negócios, tanto financeiros quanto em relação à reputação da empresa. Por isso é necessário saber exatamente o que acontece em cada etapa da cadeia de suprimentos e investir em tecnologia que ajude a rastrear o produto, desde sua procedência até a entrega. Isso é fundamental para identificar problemas no local e momento exato em que eles acontecem.

Embora um dos objetivos do setor de compras seja o de proteger os negócios, analisar dados históricos para evitar riscos pode ser algo que consome tempo e recursos, assim, para superar esses riscos é necessário manter um monitoramento constante.  Com isso, os gestores de compras podem ser capazes de visualizar um quadro completo sobre todos os processos e etapas da cadeia de suprimentos e tomar as melhores decisões.

 

Como os dados podem ajudar?

Um grande número de empresas, de todos os portes, trabalha com vários fornecedores. Dessa forma, é muito difícil obter uma visão completa da cadeia de suprimentos ou avaliar os riscos de fazer negócios com esses fornecedores.

À medida que essas cadeias crescem em tamanho e complexidade, a necessidade de realizar análises mais aprofundadas se torna essencial. E a capacidade de analisar dados em tempo real pode levantar os alertas em tempo hábil para que a empresa se resguarde.

A análise de dados permite que os profissionais de compra tenham uma imagem clara de onde um fornecedor se encontra dentro do mercado e isso é útil para entender se o contato deve ser mantido ou não. Compreender como essas empresas negociam ajuda a reduzir o risco de problemas futuros. Além disso, a análise de dados estruturados e não estruturados também pode reduzir problemas com fraudes internas.

Para isso é preciso, além de ter acesso a essas informações, contar com profissionais com habilidades que permitam extrair esses insights e usá-los para combater fraudes. O analytics por si só pode não responder a questões como: “a estrutura organizacional está vulnerável a golpes?” ou “que alteração é necessária para combater fraudes?”, mas pode apontar os especialistas na direção correta para efetuar as mudanças necessárias.

A análise de dados, aliada a automatização dos processos, permite a identificação mais rápida de possíveis fraudes. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.

Secured By miniOrange