Entenda como a ciência de dados pode representar o futuro da inovação da sua empresa

Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer inovação ao cliente pode ser o fator que fará uma estratégia de negócios dar resultado. Entretanto, mesmo que o produto ou serviço sejam revolucionários, se o cliente não entender que esse produto ou serviço são algo que eles desejam ou sentem necessidade, dificilmente ele pode ser conquistado. Ou seja, é preciso, também, saber vender a ideia para o mundo.

Nesta era digital, apenas agir por instinto (e achar que conhece o cliente) e não analisar seu comportamento, suas necessidades, pode ser um “tiro n’água”. Atualmente, todos os elementos das operações de uma empresa (projeto, produção, distribuição, marketing, atendimento ao cliente) já podem ser monitorados e analisados para atender às necessidades do consumidor.

Então, as empresas que estão envolvidas em processos de transformação digital já têm em mãos os dados necessários para informarem não apenas o que fazem, mas por que são mais eficientes que as outras.

A pressão para se adaptar e se reinventar

Uma das maiores transformações, hoje, é a reinvenção dos negócios por intermédio de dados e algoritmos. A transformação digital está mudando a forma com que as empresas pesquisam, fabricam produtos ou prestam serviços. E essa transformação envolve reunir, processar e disseminar grandes quantidades de dados e traduzi-los em informações utilizáveis

Uma nova revolução industrial está ocorrendo, a revolução em que os vencedores serão aqueles que conseguirem obter o maior número de dados automaticamente e transformarem seus negócios utilizando a ciência de dados. Mas, para que essa transformação ocorra, é preciso responder algumas questões:

  • A empresa está obtendo os resultados desejados dos seus projetos de dados?
  • O escopo dos projetos de dados é estratégico o suficiente?
  • A empresa tem um quando de pessoal voltado para a inovação, em que todos falem a mesma língua sobre a estratégia de crescimento e sobre como ela se adapta à empresa?

Apesar das empresas coletarem cada vez mais dados, é preciso entender seu significado e como usá-los. Esse é o ponto em que a ciência de dados pode ser estratégica. Pois ajuda a analisar os dados de forma mais abrangente, possibilitando à empresa enfrentar desafios para novos produtos e serviços e fortalecer a segurança de dados e infraestrutura inteligente.

Mas nem tudo é sobre a ciência de dados

Criação e transformação de negócios ainda são problemas administrativos. Então a dificuldade de inovação vai muito além dos dados, assim, alguns fatores atrapalham a implementação de uma estratégia de ciência de dados:

  • Não há interesse real na transformação digital no negócio
  • A transformação proposta não possui alinhamento estratégico com outras áreas da empresa
  • Não existe um framework que permita que o projeto seja monitorado ou suportado na empresa
  • O projeto não possui o apoio necessário para ser implementado
  • A cultura da empresa oferece atrito a novas ideias
  • Inovação é considerado apenas um risco que apresenta retorno
  • Pessoas erradas envolvidas no projeto

A ciência de dados busca resolver problemas de negócios com o uso de métodos científicos e tecnologias de análise de dados, machine learning e inteligência artificial. Mas é preciso que toda a empresa abrace a ideia e participe da transformação.

Com a utilização desses mecanismos é possível conectar o mundo acadêmico aos negócios, resolver problemas e impactar os negócios de forma positiva, seja em processos operacionais ou auxiliando em decisões estratégicas da empresa.

Copyright 2023 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange