Estratégia e tecnologia: uma breve visão sobre a Gestão de Compras do futuro

Os Departamentos de Compras do futuro vão conviver com várias tecnologias, recursos digitais e oportunidades de reduzir custos de maneiras inteligentes. Além disso, com cadeias de suprimentos cada vez mais globais, as chances de bons negócios já terão ultrapassado de vez as fronteiras nacionais.

Um novo ecossistema de negócios, completamente interligado, está em gestação neste momento, e é preciso que as empresas estejam atentas para não perderem espaço para concorrentes mais ágeis e preparados para essa transformação. 

Então, qual o futuro?

Um relatório da consultoria internacional Deloitte aponta alguns elementos que deverão fazer parte da Gestão de Compras dos próximos anos:

Compras táticas

Ser cada vez mais estratégico dentro dos negócios da empresa. Esse é o lugar do Departamento de Compras do futuro. Isso significa uma participação maior nas decisões, um diálogo mais próximo com outras áreas, como vendas, marketing, finanças e projetos, e a posse de ferramentas certas para analisar o mercado, entender o comportamento dos clientes e suas necessidades. Com tudo isso, será uma peça fundamental para a tomada de decisão.

Gestão de riscos

Os profissionais desse setor deverão ser capazes de monitorar o comportamento dos fornecedores para que suas práticas não prejudiquem os negócios – e eles mesmos devem saber como se relacionar. Sem contar que, com uma cadeia de suprimentos mais complexa e extensa, as empresas precisam esta atentas à sustentabilidade, à responsabilidade social, à segurança e às suas práticas trabalhistas e financeiras.

Novos talentos e habilidades

Melhorar processos de Compras é apenas um dos passos para tornar o setor mais estratégico. Outro é ter profissionais com as habilidades certas, que possam interagir com o RH, o TI, o atendimento ao cliente e que também tenham bons conhecimentos sobre os negócios, novas tecnologias e, claro, negociação. Analistas e cientistas de dados, por exemplo, são cada vez mais necessários para apoiar o setor a tomar decisões mais inteligentes.

Transformação digital

É muito provável que a transformação digital continue sendo citada durante muito tempo (você pode ler mais sobre isso lendo nosso artigo sobre o assunto), principalmente por ser um processo contínuo e que abrange as outras áreas. Para o setor de Compras, a digitalização se torna imperativa para melhorar seu desempenho.

Para a consultoria Hackett Group, o Departamento de Compras precisa ser mais do que apenas “fornecer economia”: ele tem que ser capaz de melhorar o gerenciamento de riscos, de oferecer opções de autoatendimento e, principalmente, de trabalhar com insights baseados em dados para tornar os processos mais estratégicos.

Apesar da tecnologia não ser a resposta para todos os problemas, ela é uma ferramenta de transformação do Departamento de Compras, e a COSTDRIVERS pode ajudar sua empresa a dar esse passo. Fale conosco e saiba como podemos ajudar.

Copyright 2023 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange