Integração de dados: o futuro que já bate à porta

Gerenciar a cadeia de suprimentos de maneira eficiente é essencial para o bom andamento dos negócios. Com cadeias cada vez mais complexas e em ambientes digitais, oportunidades podem desaparecer rapidamente em departamentos que não contam com dados confiáveis para ajudar nas decisões.

É por isso que uma alternativa que vem sendo muito utilizada pelas empresas é integrar as informações em uma única plataforma – um processo que pode ser lento, caro e complexo, mas capaz de melhorar o gerenciamento da cadeia. No entanto, alguns pontos precisam ser considerados antes de seguir com esse empreendimento.

Uma infraestrutura de TI desatualizada, sistemas legados, outras integrações e até mesmo a falta de interesse dos gestores muitas vezes impedem que uma estratégia de transformação digital seja implementada, o que é essencial para tornar a cadeia de suprimentos mais ágil.

O Departamento de Compras e os seus fornecedores precisam estar constantemente conectados em ambientes digitais para reduzir riscos decorrentes de fornecimentos complexos. O primeiro passo, assim, é analisar toda a infraestrutura já existente para levantar os benefícios possíveis com sua atualização.

Essa integração, porém, pode ser simplificada com o uso de soluções oferecidas por aplicativos modernos que já possuem sistemas e infraestrutura anexos. Por meio de EDIs e APIs, por exemplo, é possível colocar processos em diálogo que, no limite, geram bons insights para os negócios.

Outra opção é começar do zero. Isso pode ser mais fácil para empresas de porte pequeno que, sem equipes complexas, desejam investir em tecnologias inovadoras. No caso delas, uma solução fácil e barata é a “nuvem”, que reúne todos os recursos necessários para uma integração de dados.

A integração de tecnologias modernas aos sistemas já existentes exige um bom gerenciamento de mudanças, além de experiência, visão e suporte contínuo para que o processo seja bem-sucedido.

Integração para aumentar a produtividade

Uma plataforma integrada de informações sobre fornecedores e a cadeia de suprimentos contribui para tornar o fluxo da Gestão de Compras mais eficiente e, assim, o departamento mais produtivo.

Ter uma única ferramenta que concentre informações sobre gerenciamento de fornecedores, centros de distribuição, estoques, transportes, contas a pagar, entre outros, significa ter inventários mais precisos e inteligentes e, do ponto de vista do relacionamento com os supridores, uma postura mais assertiva e segura.

Além disso, o uso de dados aprimora os próprios sistemas – caso eles estejam integrados –, porque as informações fornecem insights importantes para os negócios e identificam ameaças e oportunidades.

Automatizar e eliminar processos ineficientes aumentam a produtividade do setor de Compras e também permite coletar e gerenciar dados que podem ser usados por diversas tecnologias inovadoras, como blockchain, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT)), que tornam uma operação de Compras mais inteligente e estratégica.

Assim, se os dados são vistos pelo mundo de hoje como nucleares para os bons negócios, integrá-los em sistemas para que possam ser capturados e analisados facilmente é o único caminho para gerenciar a cadeia de suprimentos de maneira eficaz.

E isso pode ser feito com a colaboração da COSTDRIVERS, que oferece diversas informações para otimizar o tempo das negociações da Gestão de Compras. Fale conosco e conheça nossa plataforma.

Copyright 2023 - GEP COSTDRIVERS Todos os direitos reservados.

Secured By miniOrange