Strategic Source: Uma nova relação com a rede de fornecedores

Apontada como uma das mais modernas ferramentas à disposição das áreas de Compras das organizações, ainda assim são poucas as empresas no Brasil que se utilizam do Strategic Sourcing. A metodologia, utilizada para reduzir custos, de forma sustentável, estabelece uma nova relação de negócios entre empresas compradoras e as empresas fornecedoras quegera benefícios para ambas as partes.

“A grande maioria utiliza apenas parte do processo”, reforça Cilene Bim, consultora especializada em compras estratégicas e cadeia de suprimentos que acaba de lançar ‘Strategic Sourcing – Manual de Aplicação da Metodologia de Compras Estratégicas’, o primeiro título que trata especificamente sobre o tema já publicado no País. Pelas contas de Cilene, a ferramenta é capaz de reduzir em até 30% os custos das operações de compra de uma empresa.

O livro é uma compilação da metodologia internacional denominada Strategic Sourcing. Tem por objetivo, segundo ela, reduzir o custo total de aquisição (TCO) de insumos, através de um sistema estruturado, mudança de processos, melhores práticas, e estímulo da concorrência entre fornecedores.

Na entrevista a seguir, a consultora Cilene Bim explica como as empresas devem proceder para implantar o novo processo estratégico de redução de custos.

CostDrivers – Comparado a outros países, em que estágio se encontra o Strategic Source no Brasil?

Cilene Bin – Eu diria que hoje, no Brasil, apenas 20% das organizações listadas no ranking das Melhores e Maiores Empresas publicado pela revista Exame, por exemplo, aplicam a metodologia na sua concepção completa. Muitas utilizam apenas parte do processo, mas não a parte estratégica, aquela que faz a diferença, que pode gerar novas oportunidades, são muito poucas, efetivamente. Para se ter uma idéia, o livro que estou lançando agora é o primeiro título que trata especificamente sobre o assunto já publicado no País. 

CostDrivers – De que forma a ferramenta se encaixa nesse período de crise em que as empresas estão vivendo atualmente no País?

Cilene Bin – No momento atual das nossas organizações, Strategic Sourcing é uma ferramenta poderosa para reduzir custos, de forma sustentável, gerando benefícios para empresas compradoras e empresas fornecedoras. É uma ferramenta que estabelece mudanças. Hoje atuamos na capacitação de profissionais de suprimentos, através do Inlacce – Instituto Latino Americano de Compras Corporativas e Estratégicas e Diretor EAD, assim como na elaboração e execução de projetos de redução de custos através da Nova Solução Consultoria. 

CostDrivers – A senhora diz que esta é uma ferramenta que estabelece mudanças de processo. Do seu ponto de vista, as empresas que atuam no Brasil assim como o seu pessoal de Compras estão preparadas para absorver essas mudanças?

Cilene Bin – Para implantar processo estratégico é preciso que as organizações incorporem todo um movimento de mudança dentro das organizações para acomodar uma equipe focada nessa estratégia. Tem que haver um processo de mudança e de reestruturação na área de Suprimentos. Atualmente, o pessoal envolvido na célula estratégica corresponde a apenas 10% da equipe que atua nessa área, a maioria focada no processo de suprimentos, na operação propriamente dita. A aplicação dessa nova metodologia requer mudanças, uma reestruturação da área de Suprimentos, sendo obrigatório o envolvimento de todos os membros da equipe de Compras na mesma direção. Nesse sentido, o esforço tem que ser da companhia como um todo. É claro que isso representa um custo adicional porque tem que investir na capacitação desse pessoal, mas quando a célula estratégica começar a gerar resultados, a operação fica mais fácil. Tem que ter vontade de investir nessa operação.

CostDrivers – Na prática, qual a repercussão disso nas relações com a rede de fornecedores?

Cilene Bin – Em um primeiro momento, um dos objetivos da ferramenta é consolidar novos volumes de compras, consolidação que pode ocorrer tanto com redução dos itens como redução da base de fornecedores.  Mas os fornecedores só terão a ganhar porque isso vai significar um volume maior de encomendas, uma relação de fornecimento de longo prazo, garantia de suprimentos. Na hora que qualifico volume isso vai resultar em redução de custos, certamente. Ou seja: com o uso da ferramenta, a empresa não apenas qualifica sua rede de fornecedores como amplia o seu volume de encomendas, garantindo a esse fornecedor contratos de longo prazo, garantia de suprimento e aumento de vendas. A aplicação da ferramenta estabelece um relacionamento mais saudável tanto para cliente como para o fornecedor. Hoje em dia, essas relações são informais mesmo nas categorias com impacto importante nas empresas. 

CostDrivers – O que os fornecedores ganham com isso?

Cilene Bin – Ganham também com a redução dos custos porque aquele esforço, aquela dispersão de fornecimento deixa de existir.  Os custos fixos de venda por parte do fornecedor são reduzidos e com isso ele pode até desenvolver novos processos e novos produtos. É uma relação boa para os dois lados, caso contrário não é sustentável.

Secured By miniOrange